SOBRE

Por que um laboratório de inovação em gestão pública?

As transformações tecnológicas, sociais e econômicas têm exigido dos governos, uma agilidade para responder as diversas demandas da sociedade e do setor produtivo, e principalmente pede que o Estado sirva à população de forma mais eficiente e efetiva.

O governo tem procurado investir no desenvolvimento de capacidades institucionais como a criação de unidades de apoio à inovação e transformação digital.

Uma das medidas concebidas, são os laboratórios de inovação que têm ganhado grande destaque por serem espaços dinâmicos, onde se promove a criatividade no design de soluções para políticas públicas, além de ser um lugar que a sociedade tem voz e pode atuar na geração de ideias que resultem em soluções práticas para os problemas públicos.

Os diversos laboratórios de inovação pública, como o LABPP, se diferenciam de outras unidades de inovação pela realização de experimentos, pesquisas com usuários, desenvolvimentos de protótipos e testes de soluções e de propostas de políticas e serviços antes mesmo da implementação. Tudo isso possibilita a geração de aprendizado rápido, além de fortalecer aquelas que apresentam maior impacto.

charles-deluvio-Lks7vei-eAg-unsplash.jpg